RESTAURAÇÕES
Restaurações são reconstruções de uma parte perdida do dente, antigamente conhecidas como “obturações”. Esta parte pode ter sido perdida devido a uma fratura, desgaste ou por cárie.
Carie é, segundo a Organização Mundial da Saúde, uma doença que afeta os dentes. Ela tem início com uma placa bacteriana que se aloja na superfície dos dentes. Quando permanece por muito tempo (devido à falta de higienização), porém, a acidez acumulada dessa placa começa a causar a desmineralização do esmalte do dente. Se o processo durar por muito tempo, forma uma cavidade até chegar à dentina.
Nesse caso, é preciso realizar uma limpeza da cavidade para depois fazer a restauração, que consiste em preencher o espaço vazio com outro material, devolvendo ao dente sua forma original. Alguns dos materiais mais utilizados pelos dentistas para o preenchimento são: ouro, amálgama, porcelana ou cerâmica e resina composta. Ouro e amálgama, no entanto, estão em desuso, sendo a resina e a cerâmica os melhores e mais adequados materiais atualmente. O tipo de material a ser utilizado em cada restauração é o dentista quem define, conforme o diagnóstico encontrado.