ENDODONTIA

A endodontia, também chamada de tratamento de canal, é um procedimento realizado para remover a polpa (nervo) infectada, danificada ou morta dos dentes. O tratamento se faz necessário quando o paciente sente sintomas como dor e irritabilidade ao consumir alimentos quentes ou frios e dor ao mastigar. Dentre os principais sintomas, estão:

– Dor de dente: aquela dor persistente, potencializada ao ingerir alimentos frios ou quentes.

– Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula.

– Dentes escurecidos podem ser um sinal de infecção.

– Aparecimento de bolhas de pus ou de sangue ao redor do dente.

– Dificuldade para mastigar.

– Exposição do nervo.

Ao identificar esses sintomas, é importantíssimo que os pacientes procurem logo seus dentistas de confiança, a fim de não permitir que o problema se prolongue e o desconforto dentário aumente. A evolução dos métodos de tratamento de canal foi grande ao longo dos anos, isso tornou o procedimento mais rápido e menos doloroso.

O problema de canal é decorrente de uma série de fatores, entre eles:
• Cárie em estágio avançado, que chega próxima a polpa do dente.
• Fratura muito extensa na coroa do dente.
• Trauma agudo ou crônico sofrido pelo dente.
• Necessidade eventual de o dente servir de base para uma prótese.

Antigamente, os tratamentos eram demorados. Hoje, porém, dependendo da situação, tudo pode ser resolvido em apenas uma consulta. A Ivan Ekman Clínica Odontológica dispõe de inúmeras ferramentas de última geração tecnológica que aceleram o processo, mantendo-o seguro e menos doloroso possível.