Loading...

PRÓTESES DENTÁRIAS

É a reposição das estruturas perdidas. As próteses têm como principais atributos deixar o sorriso completo novamente e trazer de volta as funções mastigatórias da boca. Elas surgem com a função de devolver para a pessoa a qualidade mastigatória perdida devido aos espaços deixados por dentes extraídos e também para restaurar aqueles que estão fragilizados por perda da sua estrutura. Elas podem ser fixas ou móveis, de coroa ou de raiz.

Se a prótese for fixa, é confeccionada unitariamente (sobre um único dente) ou em ponte (em cima de múltiplos dentes). Neste caso, o material mais indicado é a porcelana, com ou sem infraestrutura metálica dependendo do caso de cada paciente. Algumas alternativas para a porcelana são a resina fotopolimerizável (ou seja, polimerizada devido à ação da luz) ou a acrílica; esta última, porém, é considerada provisória para um tempo de uso de curto a médio prazo.

Já se for móvel, a prótese pode ser do tipo parcial ou total. É parcial quando está apoiada em alguns dentes e total quando ocupa o lugar de todos os dentes, isto é comumente chamado de dentadura.

Quando são realizadas várias próteses na boca de um paciente, chamamos de reabilitação oral. Isso se deve ao fato de que a pessoa recebe um tratamento que colocará o sistema mastigatório em função ativa novamente. Reabilitação oral também é a designação utilizada para o procedimento que reconstrói os dentes desgastados ao longo da vida.

Quanto mais cedo for diagnosticada a necessidade de prótese, menor o custo e a complexidade do tratamento. Um dente ausente ou fraturado pode desencadear problemas no resto da dentição, levando posteriormente a uma reabilitação mais longa e custosa. Portanto, fique atento sempre à sua dentição e procure o dentista assim que sentir algo diferente acontecendo.

Open chat