ORTODONTIA
A prevenção ou correção do mau posicionamento dos dentes é uma função da ortodontia, isto é, dos aparelhos dentários. Muitas pessoas procuram tratamento ortodôntico por motivos meramente estéticos. Porém, o principal foco da ortodontia é a função mastigatória. Esta função muitas vezes altera-se sem nem o paciente perceber. As consequências disso, no entanto, são graves e demoram anos para ficarem visíveis.
QUANDO USAR APARELHO?
Esta é uma pergunta frequente que os pacientes se fazem. Há um mito na sociedade que diz ser possível colocar aparelho após a perda de todos os dentes de leite. Isso, porém, não é totalmente verdadeiro. Muitos problemas ortodônticos estão associados às alterações no crescimento dos ossos da face; e não apenas ao posicionamento dos dentes.
A correção ortodôntica precoce evita o estabelecimento de alterações funcionais relacionadas aos nossos dentes, tais como: alteração na fala, na mastigação e na deglutição dos alimentos. Por isso, é de extrema importância consultar um dentista a cada seis meses. Ele avaliará a real situação e necessidade do uso.
O sucesso do trabalho depende de um bom diagnóstico inicial e um plano de tratamento adequado. O paciente precisa estar sempre muito bem informado do que está acontecendo e colaborar diariamente para o sucesso total.
QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?
O tempo de duração dos procedimentos com aparelhos ortodônticos varia entre 18 e 30 meses, dependendo de cada caso avaliado pelos dentistas. A fase de crescimento é a mais indicada para o tratamento, mas isso não impede que ele ocorra em todas as idades, inclusive adulta.
Na maioria dos casos o aparelho utilizado é o fixo acompanhado de brackets de metal ou outro material transparente, mais discreto. Os aparelhos móveis, por sua vez, são mais recomendados como contenção, após a retirada do aparelho fixo, ou para pequenas movimentações.